Tipos de Yoga para Autodescoberta Interna
- Robriane Lara
- 18 de mai. de 2018
- 6 min de leitura
Atualizado: 26 de set. de 2020

Yoga! Tem se falado muito sobre essa prática milenar que surgiu na Índia há mais de cinco mil anos. Muitos descrevem o yoga como uma atividade física, mas vai muito além disso. Como já afirmaram: “Praticar Yoga é aprender o caminho de volta para si mesmo”.
Ou seja, com o yoga você pode descobrir e superar seus próprios limites além de aprender a relaxar. A prática tem evoluído muito, justamente porque podemos nos tornar indivíduos mais harmoniosos, integrados e completos.
Leia mais respeito do yoga e como você pode praticar e obter seus benefícios.
O Que é Yoga?
Definir o que é Yoga é trabalhoso. A palavra Yoga vem do sânscrito e é originária da raiz verbal “yuj”, que significa unir, integrar e totalizar. Ela foi inventada pelos sábios da Índia há 5.000 anos.
É nas escrituras do Bhagavad Gita que a Yoga tem seu maior tratado acerca da união com Deus, que traz felicidade, êxito e equilíbrio na vida diária.
E não é só se movimentar e contorcer o corpo. Yoga é união da consciência individual, ou alma, com a Consciência Universal, ou espírito, através de posturas que integram e desenvolvem a mente e a alma humanas.
Quando falamos em Yoga sempre se tem a sensação de que algo fica faltando. A simplicidade destas 4 letras, no entanto, significa muito mais coisas. O que quer dizer de fato?
Mente e corpo integrados, na busca de uma harmonia e saúde mais fortalecidas. Estes são alguns dos princípios básicos da Yoga. Ou seja, Yoga não é ginástica, é um autoconhecimento profundo no qual cada um pode experimentar.
A prática do Yoga é composta por posturas (asanas), respiração (pranayama), meditação e relaxamento. Por isso, tenha em mente que o Yoga é um estilo de vida, e não só uma série de exercícios. E logo a prática pode trazer inúmeros benefícios.
Os Benefícios do Yoga
O yoga pode trazer benefícios físicos, mentais, emocionais e espirituais para o praticante. Alguns destes benefícios podem ser notados já na primeira aula. Confiram a seguir uma lista de benefícios do yoga que podem ser encontrados no seu dia-a-dia:
Melhora a postura;
Ameniza dores na coluna;
Alivia ansiedade;
Combate ao estresse com mais eficiência;
Respiração mais profunda;
Músculos mais definidos pelo alongamento;
Maior foco no trabalho;
Diminuição de peso;
Maior qualidade de sono;
Mais disposição;
Maior jovialidade;
Mais vitalidade e energia;
Melhora o humor;
Maior flexibilidade da coluna vertebral;
Ajuda a trazer mais clareza mental;
Aumenta o sistema imunológico do corpo;
Diminui o colesterol e os níveis de açúcar no sangue;
Melhora a digestão;
Acalma a mente e relaxa o corpo;
Traz mais equilíbrio, consciência a alegria para sua vida.

6 Tipos de Yoga
O yoga possui diversas modalidades e caminhos. Entre as mais conhecidas estão:
1- Hatha Yoga
É o estilo mais popular da Yoga no Ocidente. Ele baseia-se principalmente sobre a prática de asanas, ou seja, das posições do corpo. E dessa forma, pode ser um bom pedido para quem tem vontade de praticar yoga e não sabe por onde começar.
O hatha yoga tem como fundamento três escrituras, o Shiva Sanhita, o Gerandha Sanhita e o Hatha Yoga Pradhipika. Ele é uma forma de yoga pré-clássico. A expressão Hatha Yoga poderia ser traduzida, dividindo-se as sílabas, nas palavras "ha" (sol) e "tha" (lua).
Seus sistemas de posturas tem o propósito de purificar o corpo, trazendo consciência e controle interior, que contribuem para o autodesenvolvimento pessoal, favorecendo a meditação.
2- Ashtanga Yoga
Essa é considerada uma modalidade de yoga mais “ativa”. Ela é uma disciplina de oito (ashta) membros (angas) que visa em última análise à capacitação da mente para o conhecimento do praticante, e consiste em uma sequência de posturas com uma respiração específica chamada Ujjayi Pranayama.
Sendo assim, é um sistema de yoga introduzido no ocidente por Sri K Pattabi Jois, e muitas pessoas acreditam que a sua prática é restrita. Ou seja, o Ashtanga Yoga é um método de desenvolvimento físico, mental, emocional e espiritual.
3- Iyengar Yoga
É o sistema de Yoga introduzido por B.K.S Iyengar, que valoriza o alinhamento das posturas. Ele pode ser a escolha ideal para aquelas pessoas que se sentem intimidadas pelas posições complexas. O Iyengar Yoga é considerado “ o yoga para todos” e foca bastante no alinhamento.
Uma das principais características da Iyengar yoga é o uso de acessórios, e é fundamentada nos ensinamentos do mestre B.K.S Iyengar que veio para o Ocidente e adaptou sua prática com equipamentos como cadeiras, faixas, blocos, cobertores, entre outros.
4- Vinyasa Yoga
É um sistema introduzido por Tirumalai Krishnamacharya, e é um estilo de Yoga dinâmico. Sendo assim, é um método combina respiração ritmada com movimentos conscientes.
Para muitos é uma técnica vigorosa e agradável, uma combinação única de movimentos fortes e fluidos. As aulas têm posições em pé, sentado, deitado, exercícios de respiração.
5- Power Yoga
É uma variação do yoga, porém mais dinâmica, ideal para quem aprecia a prática. Essa técnica alia dinamismo, alinhamento perfeito e concentração. Dessa forma, é uma ótima forma de combinar os benefícios mentais, físicos e espirituais da yoga com exercícios vigorosos.
O Power Yoga é ideal para você que está procurando uma experiência desafiadora ou uma conexão com seu zen interior. É uma modalidade de Yoga capaz de mexer com todos os músculos do corpo de uma maneira intensa.
6- Raja Yoga
Conhecida como Yoga suprema, pois combina a essência de todos os outros tipos de yoga, sistematizado pelo indiano Patânjali. Aqui o objetivo principal da yoga é a meditação que trabalha energia e consciência, para a comunhão com o espírito bem-aventurado, a Consciência Crística.
Mesmo que diferentes entre si, todas as linhas seguem oito recomendações, as oito angas ou oito ashtanga, que levam a um estilo de vida, devendo ser respeitados durante as práticas do Yoga, que são:
Yamas: viver seguindo um padrão de conduta moral e ético na vida;
Nyama: autodisciplina e ações positivas;
Asanas: posturas físicas e a busca do equilíbrio entre mente, corpo e espírito;
Pranayamas: controle da respiração em busca da estabilidade e energia vital;
Pratyahara: mergulho na consciência, aspectos internos em busca da meditação e controle dos sentidos;
Dharana: estado de concentração sobre algo para realizar o processo meditativo;
Dhyana: meditação, estado de contemplação;
Samady: a consciência plena, a libertação final, controle total, iluminação.

Como Praticar?
O importante é compreender que o yoga pode transformar a sua vida como um todo e ampliar a sua consciência espiritual.
É muito comum algumas pessoas procurarem o yoga por ouvir falar dos benefícios físicos, só que ao praticarem percebem que a prática simplesmente transformou a sua vida como um todo e ampliou a sua consciência espiritual.
Hoje há várias escolas e espaços de yoga espalhados pelo Brasil. Inclusive na internet a vídeos mostrando como praticar, mas o interessante é procurar um professor/instrutor formado e então iniciar a prática.
Importante deixar claro como o Yoga trabalha muito o corpo, é comum as pessoas sentirem os seus corpos limitados, dependendo da postura, mas aí é que entra a consciência corporal e o não julgamento.
É preciso compreender que cada individuo tem um corpo e limitações, mas que isso não é impedimento para praticar. Ou seja, cabe a cada um descobrir o modo de executar cada postura que seja mais benéfico para a sua saúde.
Tenha perseverança e persistência desde sua primeira aula, para conseguir fazer todas as posturas corretamente. O yoga também trabalha o ego e nosso desenvolvimento pessoal.
Puderam entender a dimensão que o yoga tem? Ele permite que você reencontre seu senso de integridade. Ainda mais, em um mundo tão acelerado e competitivo, a prática vai deixar a sua mente mais serena, consciente, aliviar tensões e principalmente trazer foco para o agora.
Para se sentir mais livre e alcançar a autodescoberta interna, comece com exercícios ponderados, vá com calma e se entregue para essa prática espiritual maravilhosa.
E para encerrar duas frases para reflexão do Professor Hermógenes (José Hermógenes de Andrade Filho).
“Yoga é independência, é sentir-se bem e feliz consigo mesmo, quando fazemos o caminho de volta para casa, momento em que nos unimos à nossa esfera mais sagrada.”
“Descobri que o corpo não pode ser visto como outra coisa senão como um meio para se chegar a uma sabedoria maior.”
Comments