Você já ouviu falar picarones peruanos? Conheça um pouco da história dos picarones.
Os picarones são um prato tradicional das gastronomias peruana e chilena. Um doce feito na forma de anéis com massa de farinha de trigo misturada com abóbora, e às vezes batata-doce, banhada em mel de açúcar mascavo aromatizado em folhas de figueira. Uma adaptação dos donuts espanhóis, os picarones eram oferecidos durante as procissões religiosas.
Vamos conhecer a receita:
Ingredientes da massa
- 4 e ½ xícaras de farinha de trigo
- ½ kg de batata-doce
- 2 colheres de açúcar
- 2 colheres de maisena
- ½ kg de moranga
- 2 colheres de fermento biológico
- 2 xícaras da água do cozimento da batata doce
- azeite
Ingredientes da calda
- 2 potes de doce de leite
- 3 xícaras de água
- 1 colher de aniz em grão
- suco de 1 laranja
- 1 canela
Modo de Preparo da massa
Primeiramente cozinhe em panelas separadas a batata-doce e a moranga sem casca e cortadas em cubos. Depois de cozidas bata-as no liquidificador. Num recipiente coloque 4 colheres de água morna e dissolva o fermento, deixe repousar por 5 minutos.
Misture a farinha e a maisena peneiradas, junte a batata-doce, a moranga e a água e bata bem. Deixe descansar até que a massa levante. Forme bolinhos ou roscas com a mão e frite em óleo quente.
Modo de Preparo da calda
Numa panela junte todos os ingredientes e leve ao fogo, movendo sempre até que se torne uma calda fina. Sirva em seguida.
Repare que a receita é simples de preparar tanto para um lanche da tarde acompanhado de um bom chá, como para o cardápio de uma festa de aniversário. A moranga e a batata-doce são ótimas fontes de nutrientes. A moranga é rica em vitaminas B1 e B3, além de vitamina A, fósforo e cálcio. Já a batata-doce contém cálcio, fibra alimentar, magnésio, vitamina C e ferro.
Se gostou da receita, experimente agora mesmo. Bom apetite!